1. O REGULAMENTO

Este Regulamento constitui o documento oficial do “Torneio Empreendedor” para todos os fins e efeitos de direito. Caso verificadas divergências entre informações divulgadas e publicadas em outros meios e materiais, prevalecerá o estipulado neste Regulamento.

2. OBJETIVO

Art. 1º O “Torneio Empreendedor” é uma competição nacional, de caráter educacional, realizado pela Simulare, com os objetivos de estimular o empreendedorismo e desenvolver competências de gestão de negócios com o uso de jogos e simuladores empresariais.

3. REQUISITOS QUANTO A PARTICIPAÇÃO

Art. 2º Poderão participar desse Torneio:

  • Estudantes de ensino médio ou superior, regularmente matriculados em qualquer curso de graduação, pós-graduação, técnico, bacharelado, licenciatura, tecnólogo e sequenciais autorizados pelo Ministério da Educação – MEC, de qualquer Instituição de Ensino brasileira, credenciada e/ou autorizada pelo – MEC, cuja matricula esteja ativa;
  • Ex-alunos de ensino superior com curso concluído em 2017  ou com conclusão de curso no ano da competição.

4. INSCRIÇÕES

Art. 3º A inscrição no “Torneio Empreendedor” deverá ser realizada entre o período de 20/02/2018 até 08/04/2018 exclusivamente pelo site do torneio (www.torneioempreendedor.com.br) por meio do preenchimento do formulário de cadastro específico, marcação do “Aceito” na tela de inscrição, em que o participante declara conhecer e aceitar integralmente todas as cláusulas e condições estabelecidas neste Regulamento, e pagamento da taxa correspondente no valor de R$ 40,00.

Art. 4º A inscrição poderá ser individual ou em equipe de até 3 (três) integrantes mais o professor indicado.
§ 1º O participante é responsável pelo correto preenchimento e veracidade dos dados de inscrição de todos os integrantes da equipe, sob pena de desclassificação e não premiação.
§ 2º A taxa cobrada é a mesma para inscrição individual, com 2 (dois) integrantes ou com 3 (três) integrantes, com ou sem professor indicado.
§ 3º Denomina-se equipe, neste documento, qualquer inscrição realizada com 1 (um), 2 (dois) ou 3 (três) integrantes com ou sem professor indicado.

Art. 5º A qualquer momento, a Coordenação do Torneio poderá solicitar a comprovação das informações inseridas no momento da inscrição.
§ 1º O participante, quando notificado pela Coordenação do Torneio, terá o prazo de 5 (cinco) dias para apresentar os documentos necessários à comprovação solicitada.
§ 2º Caso sejam contatadas irregularidades nas informações, a Coordenação poderá aplicar as penalidades descritas no Capítulo 10 deste regulamento.

Art. 6º Um participante não pode estar inscrito em mais de uma equipe em uma mesma edição do Torneio.

Art. 7º O participante deve escolher um nome com até 10 caracteres para sua equipe mesmo se a inscrição for individual.
§ 1º A Coordenação do Torneio reserva-se no direito de não aceitar nomes de equipes que sejam ofensivos, preconceituosos ou discriminatórios.
§ 2º O participante, quando notificado por e-mail, do não aceite, deverá responder com um novo nome em até 5 (cinco) dias.
§ 3º Caso duas ou mais equipes informarem nomes idênticos, a preferência para o nome será dada para a equipe que primeiro confirmar a inscrição mediante confirmação de pagamento. Os nomes das demais equipes receberão um sufixo numeral para distinção.

Art. 8º Não será possível alterar os integrantes ou dados cadastrais de uma equipe regularmente inscrita após o início da primeira etapa do torneio.
§ 1º O participante deverá notificar ao suporte até a data de encerramento das inscrições, caso deseje realizar alguma alteração cadastral.

Art. 9º O valor pago na inscrição não será restituído em caso de desistência após o início da primeira etapa do torneio.

5. O TORNEIO

Art. 10º O Torneio é composto por quatro etapas:

  • Etapa 1 – Peneirão;
  • Etapa 2 – Classificatória;
  • Etapa 3 – Semifinal;
  • Etapa 4 – Final;

§ 1º Cada uma das etapas gera pontos para a equipe. A equipe vencedora será aquela com maior pontuação acumulada no final do torneio.

Art. 11º As classificações e resultados serão divulgados por e-mail, a partir dos dados informados no cadastro de inscrição, pelo site oficial do torneio e pelas mídias sociais.

Art. 12º A Coordenação do Torneio poderá remover, inserir ou ajustar qualquer pontuação que tenha sido computada e divulgada por eventual falha no sistema ou quando constatada qualquer infração de equipes.

Art. 13º Abertura, fechamento e prazos específicos de cada uma das Etapas estão dispostos no Capítulo 9 deste regulamento.
§ 1º Orientações para acessar os sistemas do Torneio e qualquer conteúdo relacionado, incluindo regras específicas de cada Etapa, serão enviadas por e-mail de acordo, também, com o cronograma apresentado no Capítulo 9 deste regulamento.

Art. 14º A Coordenação do Torneio reserva-se no direito, garantindo aos participantes o envio de todas as informações com antecedência, de:

  • Anular a Etapa 2 caso o número de equipes inscritas for inferior a 400. Neste caso, o cronograma será reajustado para ser realizado com as Etapas 1, 3 e 4; ou
  • Alterar a quantidade de equipes que se classificam em cada uma das etapas após o fechamento das inscrições e antes do início da primeira Etapa do Torneio.

5.1. AS ETAPAS 1, 2, 3 e 4

Art. 15º Os participantes irão administrar, junto a sua equipe, empresas fictícias em um ambiente virtual acessado por um navegador de internet conforme especificações contidas no Art. 42º deste regulamento.

Art. 16º As equipes irão competir entre si em grupos com, no máximo, 10 empresas.
§ 1º Exemplo: considerando o total de inscrições de 600 equipes, estas seriam divididas em 60 grupos contendo 10 empresas cada.

Art. 17º A pontuação final da equipe será calculada com base na sua classificação no grupo, ao final de cada uma das etapas.
§ 1º A classificação será de acordo com o desempenho de suas respectivas empresas fictícias. O indicador utilizado para medir o desempenho será definido e publicado no início de cada etapa.
§ 2º Em caso de empate no referido indicador, a pontuação das equipes empatadas será somada e dividida equitativamente entre estas.
§ 3º Cada etapa tem uma configuração diferente de pontuação conforme Art. 24º, 27º e 30º.
§ 4º A pontuação da equipe na primeira etapa poderá ter um bônus, conforme Art. 22°, referente à participação em uma atividade de perguntas e respostas – Quiz.

Art. 18º É de responsabilidade das equipes estarem atentas quanto ao cronograma e respeitar os prazos limites para as tomadas de decisões, conforme estabelecidos no Capítulo 9 deste regulamento, sob pena de desclassificação.
§ 1º As decisões das equipes só serão consideradas e validadas se a equipe executar o procedimento de confirmar as decisões dentro do prazo (ver mais informações de como confirmar as decisões no Guia de Utilização do Sistema).
§ 2º Quando o prazo limite for atingido, o jogo será bloqueado para tomada de decisão e, em até 2 horas, os resultados da rodada corrente serão disponibilizados no próprio ambiente de simulação. A divulgação em mídias sociais pode levar até 24h.

Art. 19º Classificam-se para as Etapas 2, 3 e 4 apenas as equipes mais bem pontuadas, conforme Art. 27º, 30ª e 34º deste regulamento.
§ 1º A quantidade de equipes que avançam para as etapas 2 e 3 será definida em percentual e será arredondado (sempre para cima) para um valor múltiplo de 10 (dez). Exemplo: Se 30% correspondesse a 132 equipes, passariam para a próxima etapa 140 equipes.
§ 2º Em caso de empate por pontos, a preferência é da equipe que atingir o melhor desempenho dentro de sua empresa fictícia na etapa corrente, conforme Art. 17º § 1º.
§ 3º As equipes que não avançarem para as Etapas II ou III, terão suas participações no Torneio encerradas automaticamente.

5.1. A ETAPA 1 – Regras Específicas

Art. 20º As equipes irão administrar pequenas fábricas que produzem e comercializam um único produto.

Art. 21º Configuração da pontuação da simulação: Primeiro Lugar: 1.400 pontos; Segundo Lugar: 1.200 pontos; Terceiro Lugar: 1.000 pontos; Quarto Lugar: 700 pontos; Quinto Lugar: 600 pontos; Sexto Lugar: 500 pontos; Sétimo Lugar: 400 pontos; Oitavo Lugar: 300 pontos; Nono Lugar: 200 pontos; Décimo Lugar: 100 pontos.

Art. 22º Além da simulação, os participantes poderão participar de uma atividade paralela de perguntas e respostas de múltipla escolha – Quiz – sobre empreendedorismo, gestão, finanças e regras do simulador por meio de um navegador de internet conforme especificações contidas no Art. 48º deste regulamento.

Art. 23º A atividade do Quiz irá gerar pontos extras (bônus), os quais serão somados, ao término da Etapa, aos pontos obtidos na simulação como um bônus.

Art. 24º A pontuação no Quiz obedecerá ao seguinte critério:

  • 5 (cinco) pontos por resposta correta.
  • -5 (cinco negativo) pontos por resposta errada.

§ 1º O limite de pontuação nesta etapa é de 300 (trezentos) pontos.
§ 2º Diferente da edição de 2017, não será possível refazer o Quiz após o término do mesmo.

Art. 25º A pontuação final da equipe no Quiz será a média de pontuação dos integrantes: Pontuação Final da Equipe=(Soma da Pontuação dos Integrantes)/(Quantidade de Integrantes)
§ 1º A fim de obter a maior média possível, todos os integrantes da equipe devem participar.
§ 2º A pontuação de cada integrante nesta atividade só será considerada se o participante concluir 100% do Quiz. Em caso de participação parcial, a pontuação será considerada zerada.

Art. 26º A participação no Quiz não é obrigatória e nem eliminatória, mas a equipe que não participar poderá ter uma pontuação mais baixa que as demais.

Art. 27º Apenas 30% das equipes, de acordo com a pontuação acumulada nesta etapa (simulação + bônus do Quiz), passarão para a próxima etapa.

5.3. A ETAPA 2 – Regras Específicas

Art. 28º As equipes irão administrar uma pequena empresa prestadora de serviços.

Art. 29º Configuração da pontuação desta etapa: Primeiro Lugar: 1.400 pontos; Segundo Lugar: 1.200 pontos; Terceiro Lugar: 1.000 pontos; Quarto Lugar: 700 pontos; Quinto Lugar: 600 pontos; Sexto Lugar: 500 pontos; Sétimo Lugar: 400 pontos; Oitavo Lugar: 300 pontos; Nono Lugar: 200 pontos; Décimo Lugar: 100 pontos.

Art. 30º Apenas 25% das equipes, de acordo com a pontuação somada nas Etapas 1 e 2, avançam para a próxima etapa.

Art. 31º Esta etapa poderá ser anulada conforme Art. 14º.

5.4. A ETAPA 3 – Regras Específicas

Art. 32º As equipes irão administrar um comércio especializado em vender 2 (dois) tipos de produto.

Art. 33º Configuração da pontuação desta etapa: Primeiro Lugar: 1.820 pontos; Segundo Lugar: 1.560 pontos; Terceiro Lugar: 1.300 pontos; Quarto Lugar: 910 pontos; Quinto Lugar: 780 pontos; Sexto Lugar: 650 pontos; Sétimo Lugar: 520 pontos; Oitavo Lugar: 390 pontos; Nono Lugar: 260 pontos; Décimo Lugar: 130 pontos.

Art. 34º As dez primeiras equipes, de acordo com a pontuação somada nesta Etapa e nas Etapas anteriores, avançam para a fase final do Torneio.

5.5. A ETAPA 4 – Regras Específicas

Art. 35º As equipes irão administrar uma fábrica de porte maior e com em um cenário mais complexo e desafiador. A fábrica produz e comercializa 3 (três) tipos de produto.

Art. 36º Configuração da pontuação desta etapa: Primeiro Lugar: 2.730 pontos; Segundo Lugar: 2.340 pontos; Terceiro Lugar: 1.950 pontos; Quarto Lugar: 1.365 pontos; Quinto Lugar: 1.170 pontos; Sexto Lugar: 975 pontos; Sétimo Lugar: 780 pontos; Oitavo Lugar: 585 pontos; Nono Lugar: 390 pontos; Décimo Lugar: 195 pontos.

Art. 37º As equipes, de acordo com a pontuação somada em todas as etapas do Torneio, serão premiadas conforme o Capítulo 6 deste regulamento.

6. PREMIAÇÕES

Art. 38º Ao término da Etapa 4 serão conhecidas e divulgadas as equipes vencedoras, as quais receberão os prêmios conforme sua classificação final baseada na soma dos pontos de todas as Etapas:

1º Lugar R$3.000,00 + serviço de registro de marca + licença de uso do simulador para o prof. indicado
2º Lugar R$2.100,00 + serviço de registro de marca + licença de uso do simulador para o prof. indicado
3º Lugar R$1.400,00 + serviço de registro de marca + licença de uso do simulador para o prof. indicado
4º Lugar R$800,00
5º Lugar R$700,00
6º Lugar R$600,00
7º Lugar R$500,00
8º Lugar R$400,00
9º Lugar R$300,00
10º Lugar R$200,00

§ 1º A licença de uso do simulador poderá ser utilizada com uma turma de até 50 participantes até 31/12/2018.
§ 2º A licença de uso do simulador é exclusiva para o professor indicado e intransferível. Caso o professor não tenha sido indicado, a equipe ganhará somente o prêmio em dinheiro de acordo com sua classificação final.
§ 3º O escritório REMMA (registrarminhamarca.com.br) premiará os 3 primeiros colocados nas seguintes condições:

  • O prêmio oferecido pelo escritório REMMA consiste no serviço de depósito do pedido de registro de marca perante o INPI, e posterior acompanhamento do processo administrativo até a decisão final daquela autarquia.
  • Entenda-se por “um registro” um processo de registro de uma marca em uma única classe de produto ou serviço, em uma única apresentação (nominativa, mista ou figurativa).
  • Cabem aos premiados decidirem, dentro de cada grupo, qual será a marca registrada através de documento assinado por todos os integrantes do grupo.
  • As taxas a serem pagas ao INPI serão de responsabilidade dos premiados.
  • Caso a marca apontada para o registro já seja de titularidade de terceiro ou possua algum impedimento legal, o escritório REMMA aconselhará na escolha de uma marca que possa ser registrada em favor do(s) contemplado(s).
  • Os contemplados terão o período de 18 meses para usufruir do prêmio, a contar da data de divulgação dos resultados do Torneio Empreendedor.
  • Aqueles que ficarem entre a 4a e 10a colocação, assim como os respectivos professores apontados, terão direito a desconto no valor de 10% nos serviços de registro de marca realizados pelo escritório REMMA pelos próximos 18 meses, a contar da data de divulgação dos resultados do Torneio Empreendedor
  • Os contemplados concordam previamente com a divulgação de suas imagens e de suas marcas nos canais de comunicação do escritório REMMA, sem quaiquer ônus.

Art. 39º A equipe não estará apta a receber o prêmio se:

  • A documentação solicitada não seja enviada no prazo estabelecido no prazo de até 7 (sete) dias úteis após o término do torneio.
  • Se algum integrante não estiver regularmente matriculado em alguma Instituição de Ensino ou que a mesma não seja reconhecida e/ou autorizada pelo MEC.
  • Se comprovada quaisquer outras irregularidades identificadas pela Coordenação do Torneio e/ou descritas neste regulamento.

7. CERTIFICADOS

Art. 40º Todas as etapas geram certificados para cada um dos integrantes das equipes.

Art. 41º Os certificados de participação das etapas serão disponibilizados apenas ao final do Torneio.
§ 1º A carga horária do certificado de participação para cada uma das etapas é de 20h.
§ 2º Participantes de equipes que deixarem de confirmar decisões em uma ou mais rodadas de decisões não terão direito ao certificado da etapa correspondente.
§ 3º Não será emitido certificado pela participação no Quiz.

Art. 42º Os participantes receberão, por e-mail, as orientações para acessar o(s) certificado(s) em até 14 dias após o término do torneio.

8. SUPORTE AO PARTICIPANTE

Art. 43º O participante terá acesso aos materiais online que irão orientá-lo no decorrer do Torneio. As orientações para acessá-los serão enviadas por e-mail e/ou divulgadas no site oficial do Torneio.

Art. 44º A Coordenação do Torneio ou qualquer pessoa vinculada à Simulare não responderá dúvidas relacionadas aos jogos. Serão respondidas apenas dúvidas relacionadas a possíveis falhas no acesso e funcionamento dos sistemas do Torneio.
§ 1º Dúvidas relacionadas à interpretação de texto, regras e variáveis do jogo, estratégia da empresa fictícia, manuseio ou operação dos sistemas do Torneio e/ou qualquer outra dúvida que não seja relacionada a uma possível falha no sistema não serão respondidas.

Art. 45º A Coordenação do Torneio irá promover uma transmissão ao vivo via Youtube, com o objetivo de apresentar o simulador aos participantes e responder algumas dúvidas.
§ 1º A presença neste evento não é obrigatória e não irá somar ou retirar pontos das equipes.
§ 2º Este evento tem duração prevista de duas horas aproximadamente.

9. CRONOGRAMA

Art. 46º É responsabilidade das equipes estarem atentas ao cronograma abaixo e suas implicações em caso de não cumprimento ou desrespeito ao prazo desde o momento de inscrição.
§ 1º A Coordenação do Torneio reserva-se no direito de alterar ou ajustar o cronograma e as atividades do torneio, garantindo aos participantes o envio de todas as informações com antecedência.
§ 2º O Cronograma previsto para o Torneio está apresentado na tabela a seguir:

§ 4º Observações importantes quanto às atividades:

* Os e-mails serão disparados no horário previsto, mas o recebimento destes depende de fatores externos e podem ser recebidos com algum atraso. É importante verificar sempre a ‘Caixa de Spam’, ‘Lixo Eletrônico’, abas de ‘Promoções’ ou semelhantes dentro do seu cliente de e-mail.

** A Rodada Teste é uma oportunidade para a equipe se ambientar no sistema e fazer alguns testes no simulador. Como funciona: até o prazo máximo para confirmar as decisões da rodada teste, a equipe terá a oportunidade de estudar a ferramenta, manual, guia, notícias e relatórios e poderá tomar as primeiras decisões sem ter medo de errar. Depois deste prazo, o simulador irá processar a Rodada Teste e deixará os resultados disponíveis para consulta por 1 (um) dia. Passado o dia, a rodada será cancelada para as equipes realizarem ajustes, se necessário, até o próximo prazo máximo, quando o simulador irá reprocessar a rodada e, desta vez, em definitivo.

*** Esta etapa pode ser anulada conforme Art. 14º

10. PENALIDADES

Art. 47º Serão desclassificadas as equipes cujos participantes pratiquem atos como:

  • Invadir, fraudar, burlar, violar ou de qualquer forma comprometer os Regulamentos e/ou os sistemas do Torneio e/ou induzir outros a fazê-lo, ainda que por falha nos sistemas por qualquer meio, inclusive pela divulgação nas redes sociais ou em qualquer ambiente a qualquer tempo.
  • Incorrer em comportamento desrespeitoso com qualquer participante ou com a equipe organizadora.
  • Vier a ser favorecido ou a favorecer ou a prejudicar os participantes pelo fornecimento de sua senha pessoal.
  • Deixar de participar ou confirmar suas decisões dentro do ambiente de simulação conforme orientações nos materiais publicados e enviados.
  • Tomar qualquer atitude e/ou decisão antiética durante as rodadas de simulação.

§ 1º A Coordenação reserva-se no direito de desclassificar qualquer equipe em qualquer tempo do Torneio e, inclusive, até 30 dias após o fechamento do mesmo incorrendo em um possível cancelamento de Premiação.

11. REQUISITOS QUANTO AOS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS

Art. 48º A configuração mínima necessária dos equipamentos para acesso aos jogos do “Torneio Empreendedor” é a seguinte:

  • Qualquer computador com acesso à Internet e com qualquer um dos seguintes navegadores instalados e funcionando corretamente: Internet Explorer versão mais recente, Firefox versão mais recente, Google Chrome versão mais recente, Safari versão mais recente.

§ 1º Não é de responsabilidade do Torneio a solução de quaisquer problemas técnicos que ocorram durante a competição nos equipamentos dos participantes ou na infraestrutura e serviços que utilizam, tais como: desempenho de memória de máquina e problemas de comunicação ocasionados por quaisquer redes ou quaisquer provedores de acesso.

12. DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 49º A Simulare não se responsabilizará por nenhum dano físico ou moral que venha a ocorrer ao participante das atividades promovidas durante as etapas da competição, nem dentro ou fora do ambiente da competição por atos próprios ou de terceiros, cabendo apenas à Simulare aplicar as punições previstas neste Regulamento.

Art. 50º As regras de pontuação aqui expostas podem ser alteradas a qualquer momento, até o encerramento de cada Etapa desde que comunicadas previamente ao participante a data de sua vigência e o teor das mudanças.

Art. 51º Para receber os prêmios pagos em dinheiro o participante responsável pela equipe deverá possuir conta corrente em seu nome.

Art. 52º Os prêmios em dinheiro estarão sujeitos à incidência, dedução e retenção de impostos.

Art. 53º O participante autoriza a utilização dos seus dados cadastrais, autorização de uso de sua imagem pela Simulare, parceiros e patrocinadores da competição para utilização em futuras promoções do Torneio, por tempo indeterminado, tanto no Brasil quanto no exterior, sem que caiba aos participantes individualmente ou em conjunto qualquer remuneração ou indenização.

Art. 54º Eventuais falhas nos Regulamentos ou nos materiais disponibilizados, dúvidas, denúncias, condições diversas e casos omissos deverão ser imediatamente reportados ao Suporte para deliberação e providências cabíveis.

Art. 55º Fica eleito o Foro de Florianópolis-SC para resolução dos litígios que porventura resultarem do Torneio, renunciando qualquer outro por mais privilegiado que seja.