Meus amigos, que Torneio!

Os preparativos do Torneio de 2020 começaram em meio a incertezas, enquanto o mundo parava em virtude de uma crise de saúde, o Brasil parecia ser imune, ou melhor, era o que queríamos acreditar.

Nós decidimos seguir em frente com o evento, mesmo com todas as dificuldades e receios do período, afinal é uma competição 100% online e pensamos que poderíamos contribuir com as pessoas oferecendo aprendizado, entretenimento e diversão.

No primeiro semestre de 2020, então, realizamos a quarta edição do Torneio Empreendedor. Iniciamos as inscrições em um Brasil ‘normal’ e terminamos as inscrições em um Brasil fechado, em pleno lockdown.

Confira algumas curiosidades e mais detalhes de como foi esta edição.

DADOS DA EDIÇÃO 2020

  • Período de inscrição: 10/03 a 15/04
  • Valor da inscrição: R$ 50,00
  • Público: qualquer pessoa, estudante ou não, poderia se inscrever
  • Quantidade de equipes regularmente inscritas: 580
  • Equipes com 1 integrante: 265
  • Equipes com 2 integrantes: 162
  • Equipes com 3 integrantes: 153
  • Quantidade de alunos envolvidos: 1048
  • Total de Estados participantes: 25 + DF (não tivemos representação apenas do Amapá)
  • Estados com as maiores participações: SP (140), MG (74), SC (67), RJ (51) e PR (37)
  • Premiação em Dinheiro: Total de R$ 16.000,00
  • Demais Prêmios: Troféus e medalhas personalizadas para as 10 equipes finalistas

AS ETAPAS

Foram 04 etapas:

  • Etapa 1: Simulador Pequena Indústria
  • Etapa 2: Simulador de Serviço
  • Etapa 3: Simulador Comercial
  • Etapa 4: Simulador Grande Indústria

O simulador, utilizado em todas as etapas do Torneio, é um software de simulação gerencial oferecido pela Simulare, que é a organizadora do Torneio.

Depois de 3 edições, resolvemos mudar significativamente os cenários dos jogos. Especialmente das 3 primeiras etapas. Na primeira etapa o cenário representou uma divertida e bem humorada fábrica de chocolates artesanais, na segunda uma lavanderia doméstica, na terceira um comércio de mochilas e pochetes e para a grande final uma indústria de eletrodomésticos.

PREMIAÇÃO

Com o objetivo de incentivar a participação de todos, a Simulare distribuiu:

  • 1º Lugar R$6.000,00 + licença de uso do simulador para o prof. indicado
  • 2º Lugar R$3.700,00 + licença de uso do simulador para o prof. indicado
  • 3º Lugar R$2.400,00 + licença de uso do simulador para o prof. indicado
  • 4º Lugar R$1.200,00
  • 5º Lugar R$700,00
  • 6º Lugar R$600,00
  • 7º Lugar R$500,00
  • 8º Lugar R$400,00
  • 9º Lugar R$300,00
  • 10º Lugar R$200,00

Além do valor em dinheiro, a Simulare enviou também um troféu personalizado por equipe e medalhas personalizadas a cada um dos finalistas.

A terceira edição teve o apoio da do Instituto Ânima (do grupo Ânima Educação) como parceiro que nos apoiou divulgando e disseminando a competição em suas redes sociais e mailing. Ânima Educação é uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do país, com cerca de 140 mil estudantes nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Bahia e Sergipe.

FINALISTAS/VENCEDORES

DEPOIMENTOS

“Primeiramente, gostaria de parabenizar a equipe idealizadora do Torneio Empreendedor por trazer esta oportunidade de enriquecer os conhecimentos de centenas de pessoas ao redor do país, nos dando a possibilidade de aprender na prática, em uma plataforma, riquíssima em conteúdo, sobre gestão e vivência de mercado e do mundo dos negócios. Só de conseguirem engajar estudantes e profissionais de todas as regiões do Brasil já é algo extraordinário, ainda mais, com conteúdos de grande relevância para a vida profissional de todos que participam. Fiquei muito contente com a oportunidade, foi meu primeiro ano e pretendo estar daqui pra frente em todos! Kkkk No mais, agradeço a oportunidade e continuem com esse engajamento, pois o País necessita de mais empreendedores como vocês! Obs:poderiam fazer umas 3 vezes por ano o torneio kkkk.” (Aline Gomes Souza, equipe AGS)

 

“Compreendi na prática que o mercado é dinâmico e que os conceitos
vistos separadamente em sala de aula são exigidos de forma sistêmica e interdisciplinar, entendi que é preciso ter visão do todo e objetivo claro definido e a partir disso mobilizar recursos para a sua realização. É impressionante e difícil descrever o impacto positivo no aprendizado, assimilação de conteúdos, desempenho e motivação quando se adota metodologias mais ativas de ensino, os integrantes se sentem mais encorajados e desafiados a fim de utilizar os conhecimentos disponíveis, além de dispor a adquirir novos aprendizados para evoluir no jogo e consequentemente como profissionais.” (Samuel Hebert, equipe Avante)

 

“Uma ótima experiência para quem quer uma maior noção de como funciona o mercado. É fácil perceber na dinâmica do jogo que tem fatores controláveis, mas tem também fatores incontroláveis também e tentar organizar essas ideias e definir suas estratégias é indescritível. O difícil mesmo é segurar a ansiedade aguardando a rodada ser calculada.” (Daniel Martins, equipe MARICEDAN)

 

“A experiência foi muito positiva, grandes aprendizados. A oportunidade de concorrer com pessoas do Brasil todo e aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação foi muito útil.” (Daniela Francisco da Silva, DJJ LTDA)

 

“Como professor orientador, posso afirmar que o cenário, as variações ocorridas durante o jogo e, ainda, as interações proporcionadas, resultam em uma experiência única que, desenganadamente, proporcionam aquisição de experiência bem próxima da necessária para atuação no mercado de trabalho. Ps. Mandei uma foto individual pois fui orientador de mais de uma equipe. O Torneio Empreendedor é, sem sombra de dúvida, um grande desafio aos participantes, fazendo com que, mesmos os competidores que tenham participado apenas da 1ª fase, tenham adquirido bons conhecimentos profissionais.” (Thyago Vinícius Oliveira, Professor orientador)

 

“Desde a primeira vez que participei do torneio em uma disciplina da pós-graduação, me encantei com o jogo , estimula a utilização do conhecimento e possibilita a prática de áreas que favorece muito o aprimoramento profissional e acadêmico.” Alex Gabriel da Paz, equipe ALX

 

 

Palavra da coordenação

Foi, na nossa opinião, o Torneio mais desafiador para a equipe de coordenação e para os próprios participantes. Além dos cenários inéditos deste ano, enfrentamos o ápice da pandemia. Pela primeira vez o Torneio foi gerenciado 100% online, em home office.

O resultado, entretanto, recompensou todos os esforços. Acreditamos que criamos um ambiente muito agradável, divertido e muito interativo entre os participantes. Mesmo em pandemia, mesmo com todos os medos da época, o balanço final foi bastante positivo.

Que venha o próximo!!! (Marina e Tiago – Coordenadores TE)