1. O REGULAMENTO
Este Regulamento constitui o documento oficial da edição 2022 do “Torneio Empreendedor” para todos os fins e efeitos de direito. Caso verificadas divergências entre informações divulgadas e publicadas em outros meios e materiais, prevalecerá o estipulado neste Regulamento.
2. OBJETIVO
Art. 1º O “Torneio Empreendedor” é uma competição nacional, de caráter educacional, 100% online, realizado pela Simulare, com os objetivos de estimular o empreendedorismo e desenvolver competências de gestão de negócios com o uso de jogos e simuladores empresariais.
3. REQUISITOS QUANTO A PARTICIPAÇÃO
Art. 2º Poderá participar desse Torneio qualquer pessoa física, estudante ou não, regularmente inscrita conforme as disposições a seguir.
4. INSCRIÇÕES
Art. 3º A inscrição no “Torneio Empreendedor” deverá ser realizada entre o período de 25/04/2022 até 22/05/2022 exclusivamente pelo site do torneio (www.torneioempreendedor.com.br) por meio do preenchimento do formulário de cadastro específico, marcação do “Aceito” na tela de inscrição, em que o participante declara conhecer e aceitar integralmente todas as cláusulas e condições estabelecidas neste Regulamento, e pagamento da taxa correspondente no valor de R$ 60,00 a R$ 90,00 (a depender do lote de inscrição).
§ 1º A Coordenação do Torneio reserva-se no direito, garantindo aos participantes o envio de todas as informações com antecedência, de prorrogar ou adiantar o prazo final de inscrições a qualquer momento.
§ 2º Todos os participantes regularmente inscritos receberão 1 ano de assinatura PREMIUM na plataforma de ensino PocketBook4You mais um cupom de 100% de desconto no curso ‘Inteligência Emocional para Negócios‘, ambos oferecidos pela Voitto, escola online de negócios e parceira oficial desta edição do Torneio.
Art. 4º A inscrição poderá ser individual ou em equipe de até 3 (três) integrantes.
§ 1º O participante é responsável pelo correto preenchimento e veracidade dos dados de inscrição de todos os integrantes da equipe, sob pena de desclassificação e não premiação.
§ 2º A taxa cobrada é a mesma para inscrição individual, com 2 (dois) integrantes ou com 3 (três) integrantes.
§ 3º Denomina-se equipe, neste documento, qualquer inscrição realizada com 1 (um), 2 (dois) ou 3 (três) integrantes.
§ 4º Diferente das edições anteriores, não haverá o campo para indicação de professor.
Art. 5º A qualquer momento, a Coordenação do Torneio poderá solicitar a comprovação das informações inseridas no momento da inscrição.
§ 1º O participante, quando notificado pela Coordenação do Torneio, terá o prazo de 5 (cinco) dias para apresentar os documentos necessários à comprovação solicitada.
§ 2º Caso sejam constatadas irregularidades nas informações, a Coordenação poderá aplicar as penalidades descritas no Capítulo 10 deste regulamento.
Art. 6º Um participante não poderá estar inscrito em mais de uma equipe em uma mesma edição do Torneio.
Art. 7º O participante deve escolher um nome com até 10 caracteres para sua equipe.
§ 1º A Coordenação do Torneio reserva-se no direito de não aceitar nomes que sejam ofensivos, preconceituosos e discriminatórios.
§ 2º O participante, quando notificado por e-mail, do não aceite, deverá responder com um novo nome em até 2 (dois) dias.
§ 3º Caso haja duplicidade nos nomes, a preferência para o nome será dada para o participante que primeiro confirmar a inscrição mediante confirmação de pagamento. Os demais nomes receberão um sufixo numérico para distinção do nome original (exemplo: NomeRepetido, NomeRepetido|1, NomeRepetido|2).
Art. 8º Não será possível alterar os dados cadastrais após o início da primeira etapa do torneio.
§ 1º Em hipótese alguma será permitido alterar a estrutura de integrantes depois do início da primeira etapa.
Art. 9º O valor pago no momento da inscrição não será restituído em caso de desistência após o término das inscrições.
5. O TORNEIO
Art. 10º O Torneio é composto por três etapas:
- Etapa 1 – Peneirão;
- Etapa 2 – Classificatória;
- Etapa 3 – Final;
Art. 11º Os resultados de cada uma das etapas serão divulgados por e-mail, a partir dos dados informados no cadastro de inscrição, pelo site oficial do torneio e pelo Instagram oficial do Torneio.
Art. 12º A Coordenação do Torneio poderá remover, inserir ou ajustar qualquer resultado que tenha sido computado e divulgado por eventual falha no sistema ou quando constatada qualquer irregularidade.
Art. 13º Abertura, fechamento e prazos específicos de cada uma das Etapas estão dispostos no Capítulo 9 deste regulamento.
§ 1º Orientações para acessar os sistemas do Torneio e qualquer conteúdo relacionado, incluindo regras específicas de cada Etapa, serão enviadas por e-mail de acordo, também, com o cronograma apresentado no Capítulo 9 deste regulamento.
Art. 14º A Coordenação do Torneio reserva-se no direito, garantindo aos participantes o envio de todas as informações e justificativas com antecedência, de alterar a quantidade de participantes que se classificam em cada uma das etapas após o fechamento das inscrições e antes do início da primeira Etapa do Torneio.
5.1. AS ETAPAS
Art. 15º As equipes participantes irão administrar empresas fictícias em um ambiente virtual acessado por um navegador de internet conforme especificações contidas no Capítulo 11 deste regulamento.
Art. 16º As equipes irão competir entre si em grupos formados com 12 (nas Etapas 1 e 2) ou 20 equipes (na etapa final).
§ 1º Exemplo: considerando o total 600 equipes inscritas, inicialmente (Etapa 1) estas seriam divididas em 50 grupos contendo 12 equipes cada. As equipes dentro de um mesmo grupo competem diretamente entre si, mas não competem diretamente com as demais (em outros grupos).
Art. 17º A distribuição das equipes entre os grupos nas etapas será feita de forma aleatória.
Art. 18º O indicador utilizado para medir o desempenho das equipes, bem como o critério de classificação, poderão ser diferentes em cada uma das etapas, conforme Capítulos 5.2, 5.3 e 5.4 deste regulamento .
Art. 19º É de responsabilidade dos participantes estarem atentos ao cronograma e respeitar os prazos limites para as tomadas de decisões, conforme estabelecidos no Capítulo 9 deste regulamento, sob pena de desclassificação.
§ 1º As decisões só serão consideradas e validadas ao executar, no sistema, o procedimento de CONFIRMAR DECISÕES dentro do prazo.
§ 2º Quando o prazo limite for atingido, o jogo será bloqueado para tomada de decisão e, em até 4 horas, os resultados da rodada corrente serão disponibilizados no próprio ambiente de simulação.
Art. 20º Classificam-se para as Etapas 2 e 3 apenas as equipes com os melhores resultados, conforme Art. 22º e 25º deste regulamento.
§ 1º Os participantes que não avançarem para as Etapas 2 ou 3, terão suas participações no Torneio encerradas automaticamente.
5.2. A ETAPA 1 – Regras Específicas
Art. 21º As equipes participantes serão distribuídas em grupos com 12 equipes e irão administrar uma pequena empresa que presta um determinado serviço.
Art. 22º Apenas 204 equipes, de acordo com sua classificação dentro do grupo, irão avançar para a próxima etapa.
§ 1º Exemplo 1: considerando 600 equipes distribuídas em 50 grupos, avançariam as equipes que ficarem na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª colocação no grupo, além de 4 outras equipes que ficarem na 5ª colocação (totalizando 204 equipes).
§ 2º Exemplo 2: considerando 360 equipes distribuídas em 30 grupos, avançariam as equipes que ficarem na 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª colocação no grupo, além de 24 outras equipes que ficarem na 7ª colocação (totalizando 204 equipes).
5.3. A ETAPA 2 – Regras Específicas
Art. 23º As equipes irão administrar um comércio de tamanho médio.
Art. 24º As equipes irão competir entre si divididas em 17 grupos com 12 equipes cada grupo.
Art. 25º Apenas as 20 melhores equipes, de acordo com sua classificação dentro do grupo, irão avançar para a próxima etapa.
§ 1º Irão avançar as equipes que ficarem na 1ª colocação no grupo, além de outras 3 que ficarem na 2ª colocação (totalizando 20 equipes).
5.4. A ETAPA 3 – Regras Específicas
Art. 26º Os participantes irão administrar uma grande fábrica em um cenário mais complexo e desafiador.
Art. 27º Os participantes irão competir entre si em um único grupo com 20 equipes.
Art. 28º Os participantes, de acordo com sua classificação dentro do grupo, serão premiados conforme o Capítulo 6 deste regulamento.
6. PREMIAÇÕES
Art. 29º Todos os participantes regularmente inscritos receberão 1 ano de assinatura PREMIUM na plataforma PocketBook4You mais um cupom de 100% de desconto no curso ‘Inteligência Emocional para Negócios‘.
Art 30º Os participantes que avançarem para a segunda etapa receberão um cupom de 100% de desconto para o curso ‘Fundamentos de Lean Manufacturing‘ e, além disso, duas equipes serão contempladas, mediante sorteio, com um programa de formação: Soft Skills ou Marketing e Vendas.
§ 1º Equipe sorteada uma vez não participará de outro sorteio.
Art 31º Os participantes que avançarem para a terceira etapa (final) receberão um cupom de 100% de desconto para o curso ‘Gestão para Resultados‘ e, além disso, uma equipe será contemplada, mediante sorteio, com o programa de formação ‘Cientista de Dados‘.
Art. 32º Além da premiação prevista no Art 31º, os participantes que avançarem para a final receberão os seguintes prêmios conforme sua classificação ao término da Etapa:
1º Lugar R$ 5.200,00 + Troféu + Programa de ‘Formação Empreendedora‘
2º Lugar R$ 3.200,00 + Troféu + Programa de ‘Formação Empreendedora‘
3º Lugar R$ 2.150,00 + Troféu + Programa de ‘Formação Empreendedora‘
4º Lugar R$ 1.150,00 + Medalha + Curso ‘Gestão para Resultados‘
5º Lugar R$ 800,00 + Medalha + Curso ‘Gestão para Resultados‘
6º Lugar R$ 700,00 + Medalha + Curso ‘Gestão para Resultados‘
7º Lugar R$ 600,00 + Medalha + Curso ‘Gestão para Resultados‘
8º Lugar R$ 500,00 + Medalha + Curso ‘Gestão para Resultados‘
9º Lugar R$ 400,00 + Medalha + Curso ‘Gestão para Resultados‘
10º Lugar R$ 300,00 + Medalha + Curso ‘Gestão para Resultados‘
11º Lugar R$ 200,00 + Medalha + Curso ‘Gestão para Resultados‘
11º ao 20º Lugar R$ 100,00 + Medalha + Curso ‘Gestão para Resultados‘
Art. 33º Condições e observações quanto às premiações e sorteios:
§ 1º Os troféus e medalhas serão enviados ao endereço do participante representante da equipe em até 60 dias.
§ 2º Toda premiação é pessoal e intransferível e destinada aos participantes exclusivamente. A premiação não poderá, em nenhuma hipótese, ser revertida em espécie, outro produto ou serviço, dar direito a troco ou ser transferida a quem quer que seja.
§ 3º O acesso à plataforma PocketBook4You será concedido a todos os participantes regularmente inscritos no início da Etapa #1 e ficará disponível gratuitamente por 1 ano.
§ 4º Os cursos de ‘Inteligência Emocional para Negócios’, ‘Fundamentos de Lean Manufacturing’ e ‘Gestão para Resultados’ poderão ser resgatados individualmente até 31/12/2022 e ficarão disponíveis por 1 mês a partir da data de resgate.
§ 5º Os programas de formação, sorteados e ou concedidos aos 3 primeiros colocados da competiação, ficarão disponíveis por 6 meses a partir do término do torneio.
§ 6º A Simulare ou o Torneio não se responsabilizam por problema de qualquer natureza que possa vir a ocorrer entre Voitto e o premiado, durante ou após a conclusão dos cursos.
§ 7º O participante não estará apto a receber a premiação se: (1) Qualquer documentação solicitada pela Voitto ou Torneio não seja enviada no prazo de até 14 (quatorze) dias úteis após o término do torneio; (2) Se comprovada quaisquer outras irregularidades identificadas pela Coordenação do Torneio e/ou descritas neste regulamento.
7. CERTIFICADOS
Art. 34º Todas as etapas geram certificados para os participantes.
Art. 35º Os certificados de participação das etapas serão disponibilizados ao final de cada etapa em até 14 dias.
§ 1º A carga horária do certificado de participação para cada uma das etapas é de 20h.
§ 2º Participantes que deixarem de confirmar decisões em uma ou mais rodadas de decisões não terão direito ao certificado da etapa correspondente.
Art. 36º Os participantes receberão, por e-mail, as orientações para acessar o(s) certificado(s) em até 14 dias após o término de cada uma das etapas.
8. SUPORTE AO PARTICIPANTE
Art. 37º O participante terá acesso aos materiais online que irão orientá-lo no decorrer do Torneio. As orientações para acessá-los serão enviadas por e-mail e/ou divulgadas no site oficial do Torneio.
Art. 38º A Coordenação do Torneio ou qualquer pessoa vinculada à Simulare se reserva no direito de não responder dúvidas relacionadas aos jogos. Serão respondidas apenas dúvidas relacionadas a possíveis falhas no acesso e funcionamento dos sistemas do Torneio.
§ 1º Dúvidas relacionadas à interpretação de texto, regras e variáveis do jogo, estratégia, manuseio ou operação dos sistemas do Torneio e/ou qualquer outra dúvida que não seja relacionada a uma possível falha no sistema ou erro de configuração não serão respondidas.
Art. 39º A Coordenação do Torneio irá promover uma transmissão online ao vivo, com o objetivo de apresentar o simulador aos participantes e responder algumas dúvidas.
§ 1º A presença neste evento não é obrigatória e não irá somar ou retirar pontos dos participantes.
§ 2º Este evento tem duração prevista de duas horas aproximadamente.
9. CRONOGRAMA
Art. 40º É responsabilidade dos participantes estarem atentos ao cronograma abaixo e suas implicações em caso de não cumprimento ou desrespeito ao prazo desde o momento de inscrição.
§ 1º A Coordenação do Torneio reserva-se no direito de alterar ou ajustar o cronograma e as atividades do torneio, garantindo aos participantes o envio de todas as informações com antecedência.
§ 2º O Cronograma previsto para o Torneio está apresentado na tabela a seguir (também pode ser baixado em PDF por este link):
§ 3º Observações importantes quanto às atividades:
* Os e-mails serão disparados no horário previsto, mas o recebimento destes depende de fatores externos e podem ser recebidos com algum atraso. É importante verificar sempre a ‘Caixa de Spam’, ‘Lixo Eletrônico’, abas de ‘Promoções’ ou semelhantes dentro do seu cliente de e-mail.
** A rodada teste é uma oportunidade para o participante se ambientar no sistema e fazer alguns testes no simulador. Como funciona: até o prazo máximo para confirmar as decisões da rodada teste, o participante terá a oportunidade de estudar a ferramenta, manual, guia, notícias e relatórios e poderá tomar as primeiras decisões sem ter medo de errar. Depois deste prazo, o simulador irá processar a rodada teste e deixará os resultados disponíveis para consulta por 1 (um) dia. Passado o dia, a rodada será cancelada para realizar ajustes, se necessário, até o próximo prazo máximo, quando o simulador irá reprocessar a rodada e, desta vez, em definitivo. Importante: a participação na rodada teste não é obrigatória e caso a empresa não confirme as decisões na rodada teste, ela não será desclassificada, diferente das demais rodadas do Torneio.
10. PENALIDADES
Art. 41º Serão desclassificados os participantes que pratiquem atos como:
- Invadir, fraudar, burlar, violar ou de qualquer forma comprometer os Regulamentos e/ou os sistemas do Torneio e/ou induzir outros a fazê-lo, ainda que por falha nos sistemas por qualquer meio, inclusive pela divulgação nas redes sociais ou em qualquer ambiente a qualquer tempo.
- Incorrer em comportamento desrespeitoso com qualquer participante ou com a equipe organizadora.
- Ser favorecido ou favorecer ou prejudicar os participantes pelo fornecimento de sua senha pessoal.
- Não confirmar suas decisões dentro do ambiente de simulação conforme orientações nos materiais publicados e enviados. Essa penalidade não se aplica na rodada teste.
- Tomar qualquer atitude e/ou decisão antiética durante as rodadas de simulação.
§ 1º A Coordenação reserva-se no direito de desclassificar qualquer participante em qualquer tempo do Torneio e, inclusive, até 30 dias após o fechamento do mesmo incorrendo em um possível cancelamento de Premiação.
11. REQUISITOS QUANTO AOS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
Art. 42º A configuração mínima necessária dos equipamentos para acesso aos jogos do “Torneio Empreendedor”: qualquer computador ou smartphone com acesso à Internet e com qualquer um dos seguintes navegadores instalados e funcionando corretamente: Internet Explorer versão mais recente, Firefox versão mais recente, Google Chrome versão mais recente, Safari versão mais recente.
§ 1º Não é de responsabilidade do Torneio a solução de quaisquer problemas técnicos que ocorram durante a competição nos equipamentos dos participantes ou na infraestrutura e serviços que utilizam, tais como: desempenho de memória de máquina e problemas de comunicação ocasionados por quaisquer redes ou quaisquer provedores de acesso.
12. DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 43º A Simulare não se responsabilizará por nenhum dano físico ou moral que venha a ocorrer ao participante das atividades promovidas durante as etapas da competição, nem dentro ou fora do ambiente da competição por atos próprios ou de terceiros, cabendo apenas à Simulare aplicar as punições previstas neste Regulamento.
Art. 44º As regras de classificação entre as etapas podem ser alteradas a qualquer momento, até o encerramento da Etapa corrente, desde que comunicadas previamente ao participante a data de sua vigência e o teor das mudanças.
Art. 45º Para receber os prêmios pagos em dinheiro o participante deverá possuir conta corrente em seu nome.
Art. 46º Os prêmios em dinheiro estarão sujeitos à incidência, dedução e retenção de impostos.
Art. 47º O participante autoriza a utilização dos seus dados cadastrais, autorização de uso de sua imagem pela Simulare, parceiros e patrocinadores da competição, em futuras promoções do Torneio, por tempo indeterminado, tanto no Brasil quanto no exterior, sem que caiba aos participantes individualmente ou em conjunto qualquer remuneração ou indenização.
Art. 48º Eventuais falhas nos Regulamentos ou nos materiais disponibilizados, dúvidas, denúncias, condições diversas e casos omissos deverão ser imediatamente reportados ao Suporte para deliberação e providências cabíveis.
Art. 49º Fica eleito o Foro de Florianópolis-SC para resolução dos litígios que porventura resultarem do Torneio, renunciando qualquer outro por mais privilegiado que seja.