O jogo de empresas ou simulador de gestão de negócios é utilizado como uma ferramenta que proporciona aos participantes, normalmente alunos de graduação, pós e cursos técnicos, a prática da gestão de um negócio.

No Torneio, o simulador será utilizado nas Etapas II, III e IV quando as equipes terão a missão de administrar empresas fictícias que já estão constituídas e em operação. Estas são configuradas para iniciarem a simulação rigorosamente idênticas, desde o aspecto econômico até o de produção, ou seja, as equipes partem de condição igual e justa.

As equipes inscritas serão divididas em grupos de dez. Empresas administradas por equipes de um grupo não interferem em empresas de outro. Empresas, dentro do mesmo grupo, são concorrentes e competem entre si disputando o mercado e buscando os melhores resultados. A pontuação das equipes será realizada com base na classificação final dentro do grupo ao final da última rodada de cada etapa.

A simulação acontece em rodadas de decisões. A cada rodada as equipes devem tomar decisões como formação de preço, investimento em propaganda, compras de insumos e máquinas, contratação de pessoal e financiamentos com base em análises das regras do jogo, das notícias publicadas no portal da Simulare e dos relatórios contábeis e gerenciais emitidos pelo simulador.

Uma rodada termina quando o prazo definido é atingido. Neste momento o sistema faz o processamento de todas as decisões e depois de algum tempo (até 4h), a equipe recebe o resultado definitivo da rodada. Com o resultado da última rodada em mãos, inicia-se mais um ciclo de análise e tomada de decisões até o quinto e último período.

Importante saber que as rodadas, no Torneio, seguem um cronograma pré-definido e é de responsabilidade da equipe gerenciar o tempo e realizar as atividades dentro do prazo determinado. Veja cronograma.

Toda a dinâmica é realizada de forma online. Não se faz necessária nenhuma instalação de software ou configuração especial. Basta usar qualquer navegador de internet (como o Google Chrome ou Internet Explorer) e pronto!

Rodada Teste

Na Etapa II do simulador e apenas nesta, existe a possibilidade das empresas realizarem uma rodada teste. A Rodada Teste é uma oportunidade para a equipe se ambientar no sistema e fazer alguns testes no simulador.

Até o prazo máximo para confirmar as decisões da rodada teste (veja cronograma), a equipe terá a oportunidade de estudar a ferramenta, manual, guia, notícias e relatórios e poderá tomar as primeiras decisões sem ter medo de errar. Depois deste prazo, o simulador irá processar a Rodada Teste e deixará os resultados disponíveis para consulta por 2 (dois) dias. Passados os dois dias a Rodada Teste será cancelada para as equipes realizarem ajustes, se necessário, até o próximo prazo máximo, quando o simulador irá reprocessar a Rodada #1 e, desta vez, em definitivo.